25 de setembro de 2013

CAOS EM SÃO FRANCISCO DO SUL: Pessoas deixam suas casas por causa de fumaça tóxica, ja há congestionamentos...

Carga de fertilizantes explodiu e os bombeiros trabalham para evacuar as áreas das praias

Uma equipe de Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil de São Francisco do Sul, e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte de Santa Catarina estão em operação para controlar um incêndio de grandes proporções no terminal marítimo na BR-280, em São Francisco do Sul. 

Por volta das 23h da terça-feira, dia 24, o incêndio teria iniciado em uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística. A situação é considerada grave já que o produto contém, segundo o Centro de Informações Toxicológicas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nitrato de amônio, diofosfato de amônio e cloreto de potássio, considerados tóxicos. As pessoas estão sendo levadas ao pronto-atendimentos de São Francisco do Sul.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, a fumaça causa irritação na garganta, náuseas e em casos mais graves, insuficiência respiratória. Por isso a orientação é para que os moradores procurem locais arejados. 

— Pedimos que as pessoas que sentirem alguma ardência nas vias aéreas que procurem lugares arejados — orienta a bombeira voluntária de São Francisco do Sul, Meri Costa.


Devido à explosão que ocorreu em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na noite da terça-feira, dia 24, a população que tenta deixar a cidade enfrenta filas na BR-280, sentido Joinville. No começo da tarde o congestionamento estava em 10 quilômetros. Por volta das 14h30min as filas enfrentadas eram de cerca de 4 quilômetros segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Muitos estão com medo da fumaça, que segundo o Centro Toxicológico de Santa Catarina, não é tóxica e não há necessidade de evacuar a cidade. A orientação é apenas não ir até o local da explosão.

No começo da tarde desta quarta-feira a direção do vento mudou no Estado. Com isso, a fumaça do incêndio em um terminal marítimo de São Francisco do Sul passou a subir ainda mais em direção ao Norte e avançar para a Baía da Babitonga, no limite entre a cidade e Itapoá, e também para o litoral sul do Paraná.

Veja mais aqui