Uma mensagem surgida nesta semana sobre uma maneira de liberar candidatos inexistentes na hora de votar na urna eletrônica está fazendo sucesso nas redes sociais, mas se colocada em prática pode levar à anulação do voto do eleitor. Na postagem, no Facebook, uma montagem mostra a imagem da urna eletrônica e ensina que, ao pressionar a tecla 5 por cinco segundos, depois o botão de voto branco e o "corrige", simultaneamente, por três vezes, o eleitor vai liberar as imagens dos políticos já falecidos Enéas, Brizola e do personagem Akuma, do video game Street Fighter.
O TRE alerta que seguir a "dica" pode fazer com que o voto do eleitor seja anulado. Apesar disso, a "trolagem" já alcançou mais de 700 compartilhamentos em poucas horas. E há muita gente dizendo que vai fazer a combinação de teclas para "ver o que acontece".
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba, esse procedimento é uma lenda urbana. Trata-se apenas de uma brincadeira da Internet, já que as urnas estão programadas somente para mostrar os candidatos que concorrem em cada município nesta eleição de 2012. Em Maringá, por exemplo, só vão aparecer os dados dos oito candidatos a prefeito e dos 358 a vereador. Caso o eleitor tente essa combinação ou qualquer outra e venha a confirmar, corre o risco de anular o voto, alerta o TRE.(Odiario.com)