Os planos da Volkswagen de lançar um novo sedã popular estão mais adiantados do que se pensava. A revista inglesa Autocar participou de um teste de validação do carro que possivelmente seja a tão falada nova geração do Santana, que será a resposta alemã à onda de sedãs populares que vêm ganhando cada vez mais adeptos, como Chevrolet Cobalt,Nissan Versa e Renault Logan.
O carro é mais um projeto global do Grupo VW, que o está criando para atuar em mercados da Europa, Ásia e América do Sul, o que exigirá produzi-lo em diferentes países.
Mas a grande motivação da Volks em criar um “novo Santana” está longe do Brasil. A geração passada do Santana, que esteve no mercado brasileiro entre 1984 e 2006, é o automóvel mais vendido da China, que consome mais de 1.200 unidades por dia. Acontece que, mesmo para os padrões chineses, a versão atual do sedã, semelhante às últimas séries do modelo que foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), enfim ficou antiquada. Por isso a necessidade de substituí-lo.
*O iG Carros inseriu o logotipo da Volkswagen nos carros para criar uma maior noção de realidade.
No Brasil, o novo Santana (o nome ainda não está confirmado) deve pintar em meados de 2013. A divisão brasileira da VW já conseguiu até um empréstimo de R$ 342 milhões junto ao BNDES para desenvolver as versões nacionais do compacto up! e um novo “sedã médio”, como adiantou na época do comunicado.
Segundo a publicação britânica, o sedã que a VW prepara é montado sobre a plataforma PQ25, a mesma usada no Polo Sedan nacional, mas com uma carroceria totalmente nova. Já os motores esperados no modelo chinês, ainda de acordo com a fonte, são o 1.4 16V de 89 cv e o 1.6 16V de 110 cv, com opções de câmbio manual ou automático – para o modelo brasileiro é esperado uma configuração parecida.
E o lançamento do carro está próximo. Conforme aponta a imprensa internacional, o modelo é esperado para o Salão de Guanzhou, na China, em novembro, com direito a uma “dupla” estreia: o novo Santana será comercializado pelas joint-ventures Shanghai VW e FAW-VW, cada uma com um modelo particular. Na Europa, onde o modelo deve estrear em 2013, o carro será oferecido com as bandeiras Skoda e Seat.(iG)