" Existe desculpa para tudo, até pra roubar legalmente."
O gerente de vendas Luiz Henrique Fonseca Costa teve uma surpresa ao olhar o valor do IPVA: o imposto ficou R$ 300 mais caro em 2023.
Para calcular o valor do IPVA, os governos estaduais pegam o preço do carro, avaliado pela Fipe. O levantamento é baseado nos valores de mercado apurados em setembro e outubro de 2022. Em cima desse valor de venda de novos e usados, os estados aplicam uma alíquota, de acordo com a categoria do veículo.
Em Goiás, por exemplo, as alíquotas do IPVA são as mesmas cobradas há oito anos: vão de 1,25% até 3,75%. Mas, mesmo com essas alíquotas congeladas, os donos de veículos estão assustados com os valores do IPVA 2023.
O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores explica que a valorização dos usados ainda é reflexo da pandemia da Covid que paralisou fábricas, afetando a produção de semicondutores usados nos veículos zero quilômetro.
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