Vereador Erasmo solicita ao senhor prefeito, estudo no sentido de se instituir em nosso município uma clinica municipal veterinária, com os profissionais necessários para realização de castramento gratuito, em animais de pessoas de baixa renda, pois e preocupante o grande números de animais soltos em nossa cidade, cães e gatos abandonados, jogados a própria sorte, sofrendo maus tratos, esta clinica municipal veterinária, teria o cunho de estar promovendo trabalhos de: conscientização sobre as penas impostas pela lei por maus tratos aos animais, promover feiras de adoção em parcerias junto aos pet shop do município e comunidade, atuar como fiscalizadora nas denuncias através de um disk denúncia sobre maus tratos de animais, e assim encaminhar para os órgãos competente.
A interação do homem com os animais domésticos atua sobre as esferas física, social, mental e emocional de indivíduos com diferentes condições de saúde, deficiências e faixas de idade. Pesquisas indicam como benefícios gerais da interação homem-animal: redução do estresse e da pressão arterial, combate à depressão, estímulo à realização de atividades físicas, efeito ansiolítico, aumento do limiar da dor, redução do uso de medicamentos, menor frequência de visitas ao médico e tempo de permanência em hospitais, além de melhor adaptação a uma rotina de recuperação,em relação ao idoso um dos aspectos interessantes relacionados aos benefícios da interação se refere à observação de que o idoso se sente responsável pelo bem-estar do seu animal de estimação, incluindo sua alimentação, cuidado geral, necessidades e passeios regulares. Com isso, se sente mais útil ao ter um ser vivo dependente do mesmo, além de mais motivado a fazer caminhadas regulares com seu cão, quando interage socialmente com outros indivíduos. Caso contrário, ficaria em casa isolado e ocioso. Além disso, há diversos estudos cujos resultados indicam benefícios da interação de idosos com animais domésticos na prevenção e tratamento dos quadros de depressão, ansiedade e solidão, efeito calmante, melhora nas funções cognitivas e percepção de qualidade de vida.
No que se refere à carência afetiva, o animal doméstico faz companhia ao indivíduo, seja ele idoso ou não, praticamente 24 horas por dia, dando-lhe carinho e atenção e podendo, inclusive, ser treinado para assistir o indivíduo em suas necessidades, como, por exemplo, puxar a cadeira de rodas. Estudos comprovam que idosos vivem mais tempo, mais saudáveis e felizes quando interagem regularmente com animais domésticos.
Temos sim muitos problemas para se resolver em todas as questões que se diz em amparar os animais, mas primeiramente devemos educar, mostrar a importância desses animais em nossas vidas, respeitá-los, e fazendo as pessoas se tornarem responsável pelo seu animal,e quais suas reponsabilidades diante da escolha de ter um em sua casa.
Acredito que com essas medidas poderemos ter um grande avanço, na diminuição de animais abandonados, e de maus tratos que acontece sempre,provocando a revolta de milhares de pessoas,como podemos comprovar através de redes sociais.