Um homem de 42 anos que trabalhava como eletricista desenvolveu uma catarata com formato de estrela nos dois olhos depois de receber uma descarga elétrica de 14 mil volts no ombro esquerdo.
O caso foi mostrado na edição mais recente do periódico médico “The New England Journal of Medicine”. Por ser de cunho científico, a publicação não identifica o paciente, mas menciona que o acidente ocorreu há mais de dez anos e descreve a evolução da visão do eletricista ao longo desse tempo.
Exames microscópicos revelaram que o cristalino, uma espécie de lente interna existente no globo ocular, adquiriu opacidade em forma estrelada. A visão dos dois olhos se limitava a perceber o movimento das mãos. O paciente foi submetido a uma cirurgia para extração da catarata e a implantação de uma lente intraocular que melhorou um pouco a sua acuidade visual, mas um descolamento de retina o levou a uma nova cirurgia. O paciente ficou com o olho esquerdo muito comprometido, conseguindo apenas contar os dedos, e uma acuidade moderada no olho direito.