7 de janeiro de 2014

APMI: Informativo de 2013

A APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) é uma organização não governamental que desenvolve ações objetivando o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias de maneira integral. Com 30 anos de existência é reconhecida mundialmente por ser membro das cúpulas mundiais da família desde 2006, tendo participado em Aracajú, Jordânia, Polônia, Egito, Turquia e França. Seus principais projetos Reviver e Espaço Criativo foram apresentados na Turquia e na França, respectivamente. No decorrer de 2013, a APMI desenvolveu o Projeto Espaço Criativo no qual foram desenvolvidas as oficinas de pintura em tecido, patchwork, crochê e macramê. As aulas aconteceram na sede da APMI e, além de propiciar a convivência comunitária foi uma fonte de renda ao grupo de 50 participantes.

Outro projeto executado no decorrer de 2013 foi o Projeto Recomeçar no qual foram desenvolvidas as oficinas de balé, karatê, street dance, teatro e violão. De fevereiro a julho as atividades foram financiadas com a contribuição mensal de pais, responsáveis e diretoria da entidade. De agosto a dezembro foi firmado convênio entre a APMI e a prefeitura municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer. Com o recurso foram adquiridos uniformes para os participantes, materiais para as oficinas e foi realizado o pagamento da equipe de execução do projeto. No decorrer dos 5 meses foram atendidas 704 crianças e adolescentes.

A APMI é membro efetivo, com a titularidade, nos conselhos municipais: CMAS - Conselho Municipal da Assistência Social, e, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua equipe técnica.

No decorrer do ano de 2013 vários projetos foram encaminhados aos mais diferentes órgãos com o intuito de se conseguir financiamento para a continuidade dos serviços realizados à comunidade local. Em dezembro a APMI foi contemplada pelo Programa de Destinação de Recursos da 3ª Vara Federal, com recurso para a aquisição de notebooks e data show para o aprimoramento das atividades realizadas.

Houve também a destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Os recursos financeiros arrecadados com a venda das mercadorias irão ser utilizados para o pagamento de despesas referente à manutenção da entidade.

As dificuldades financeiras vivenciadas durante todo o ano 2013 aliadas aos resultados obtidos nos faz acreditar que a união e a fé fazem a diferença. Graças ao apoio de nossos colaboradores finalizamos mais uma etapa, com a certeza de missão cumprida.

Diretoria Executiva:

  • Rosária Aparecida Sékua – Presidente

  • João Alencar Pamphile – Tesoureiro

  • Vauly Maria Massarutti – Secretária

  • Equipe Técnica:

  • Elizabete Cantarim – Coordenadora Administrativa

  • Erminda Carla Ferraz Teodoro – Coordenadora Pedagógica

  • Colaboradores dos Projetos:

  • Aline Natália Pacífico de Lima – Instrutora de Street Dance

  • Camila Minella Passos – Instrutora de Balé

  • Elisângela Lopes – Auxiliar de Serviços Gerais

  • Henrique de Oliveira dos Santos – Instrutor de Karatê

  • Luciano Humberto Vechia Ferreira – Instrutor de Teatro

  • Márcia Regina Soares Bonilha – Coordenadora Técnica

  • Maria Bento de Queiroz - Artesã

  • Rafael Rossi Gualano – Instrutor de Violão



  • Colaboradores Técnicos/Financeiros:

  • Blog do Hilário Gomes

  • Blog Portal do Controle Social (Allan Márcio)

  • Blog Seis por Meia Dúzia (Marcos Mochi)

  • Assessoria do Deputado Estadual Wilson Quinteiro

  • Deputado Estadual Wilson Quinteiro

  • Foto Sena

  • Livraria Sarandi

  • O Boticário (Sarandi)

  • Pernambucanas

  • Prefeitura Municipal de Sarandi/SEJUV

  • Relojoaria Minerva

  • Rotary Renascer Sarandi

  • Sindicato dos Eletricistas de Maringá

  • Supermercado Líder (Centro)
  • Voluntários

Por Erminda Carla Ferraz Teodoro
Coordenadora Pedagógica/Especialista em Psicopedagogia