A APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) é uma organização não governamental que desenvolve ações objetivando o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias de maneira integral. Com 30 anos de existência é reconhecida mundialmente por ser membro das cúpulas mundiais da família desde 2006, tendo participado em Aracajú, Jordânia, Polônia, Egito, Turquia e França. Seus principais projetos Reviver e Espaço Criativo foram apresentados na Turquia e na França, respectivamente. No decorrer de 2013, a APMI desenvolveu o Projeto Espaço Criativo no qual foram desenvolvidas as oficinas de pintura em tecido, patchwork, crochê e macramê. As aulas aconteceram na sede da APMI e, além de propiciar a convivência comunitária foi uma fonte de renda ao grupo de 50 participantes.
Outro projeto executado no decorrer de 2013 foi o Projeto Recomeçar no qual foram desenvolvidas as oficinas de balé, karatê, street dance, teatro e violão. De fevereiro a julho as atividades foram financiadas com a contribuição mensal de pais, responsáveis e diretoria da entidade. De agosto a dezembro foi firmado convênio entre a APMI e a prefeitura municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer. Com o recurso foram adquiridos uniformes para os participantes, materiais para as oficinas e foi realizado o pagamento da equipe de execução do projeto. No decorrer dos 5 meses foram atendidas 704 crianças e adolescentes.
A APMI é membro efetivo, com a titularidade, nos conselhos municipais: CMAS - Conselho Municipal da Assistência Social, e, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua equipe técnica.
No decorrer do ano de 2013 vários projetos foram encaminhados aos mais diferentes órgãos com o intuito de se conseguir financiamento para a continuidade dos serviços realizados à comunidade local. Em dezembro a APMI foi contemplada pelo Programa de Destinação de Recursos da 3ª Vara Federal, com recurso para a aquisição de notebooks e data show para o aprimoramento das atividades realizadas.
Houve também a destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Os recursos financeiros arrecadados com a venda das mercadorias irão ser utilizados para o pagamento de despesas referente à manutenção da entidade.
As dificuldades financeiras vivenciadas durante todo o ano 2013 aliadas aos resultados obtidos nos faz acreditar que a união e a fé fazem a diferença. Graças ao apoio de nossos colaboradores finalizamos mais uma etapa, com a certeza de missão cumprida.
Diretoria Executiva:
- Rosária Aparecida Sékua – Presidente
- João Alencar Pamphile – Tesoureiro
- Vauly Maria Massarutti – Secretária
- Equipe Técnica:
- Elizabete Cantarim – Coordenadora Administrativa
- Erminda Carla Ferraz Teodoro – Coordenadora Pedagógica
- Colaboradores dos Projetos:
- Aline Natália Pacífico de Lima – Instrutora de Street Dance
- Camila Minella Passos – Instrutora de Balé
- Elisângela Lopes – Auxiliar de Serviços Gerais
- Henrique de Oliveira dos Santos – Instrutor de Karatê
- Luciano Humberto Vechia Ferreira – Instrutor de Teatro
- Márcia Regina Soares Bonilha – Coordenadora Técnica
- Maria Bento de Queiroz - Artesã
- Rafael Rossi Gualano – Instrutor de Violão
- Colaboradores Técnicos/Financeiros:
- Blog do Hilário Gomes
- Blog Portal do Controle Social (Allan Márcio)
- Blog Seis por Meia Dúzia (Marcos Mochi)
- Assessoria do Deputado Estadual Wilson Quinteiro
- Deputado Estadual Wilson Quinteiro
- Foto Sena
- Livraria Sarandi
- O Boticário (Sarandi)
- Pernambucanas
- Prefeitura Municipal de Sarandi/SEJUV
- Relojoaria Minerva
- Rotary Renascer Sarandi
- Sindicato dos Eletricistas de Maringá
- Supermercado Líder (Centro)
- Voluntários
Por Erminda Carla Ferraz Teodoro
Coordenadora Pedagógica/Especialista em Psicopedagogia