A senadora Heloísa Helena, candidata do Psol à Presidência da República, disse que nunca imaginou que o governo do ex-colega de partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fosse articular um esquema como o mensalão. A candidata também afirmou não ter dúvidas de que Lula "sabia de tudo".
"Eu nunca imaginei que tivessem coisas relacionadas a crimes, assassinatos, além dos crimes contra a administração pública", disse a senadora em entrevista ao programaRoda Viva, na TV Cultura.
Ao ser questionada se sabia ou não do esquema, já que no início do governo integrava o mesmo partido do presidente, ela disse que percebeu "algo de errado" e afirmou em entrevista à revista Veja que "o medo tinha vencido a esperança".
"Nos vinte primeiros dias de governo, já na equipe de transição, eu dei entrevista em que eu dizia que o medo venceu a esperança. Falava das articulações, a distribuição de cargos a delinqüentes que haviam roubado em governos anteriores e que agora estavam sendo pagos para continuar roubando", frisou.
Segundo ela, não há dúvidas que dentro do PT existam pessoas honestas. No entanto, segundo ela, Lula sabia de todo o esquema. "Não tenho dúvida que ele (Lula) sabia de tudo e é por isso que não abriu um único processo investigatório, uma única auditoria. Digo isso com tristeza", afirmou.
Comentando as pesquisas eleitorais, ela voltou a criticar Lula dizendo que, se tivesse a estrutura que ele possui "seria muito fácil" vencer o pleito de outubro, já que ele "faz propaganda oficial por todos os lados".
"Quem quer votar em mim, arranje três votos, pois nos vamos bater o Lula", disse. "Quem quer fazer desse País uma pátria, soberana, justa, igualitária, vote em mim", finalizou a candidata.(Terra)