É notório o que vem acontecendo dentro da blogosfera e fora dela; digo, fora dela pois não considero BLOGUEIRO aquele que só usa o "Ctrl C & Ctrl V", abandonando de vez sua ideologia e sua liberdade de expressão, escondendo-se a traz de um "banner" ou até mesmo de sua própria ignorância.
Aprendi com BLOGUEIROS "antigos", não de idade, mas de experiência em posts polêmicos que expressaram seus ideais, e muitos pagaram caro por isso e estão pagando até hoje. Gente de peito que muito pouco usam teclas de colagem, e que dão a cara pra bater... gente como Gotardo, como Mineirinho, gente como Júlio César, como Hilário Gomes e outros tantos que não mais estão na ativa, e os que não lembro de citar pois graças a Deus são muitos.
Aprendi que amigo agente ganha com o que dele agente lê, com o que dele agente aprende; amigo agente respeita pelos seus ideais, pelo seu trabalho e por sua opinião; Não escolhemos os amigos pelo partido a qual ele pertence ou defende, nem pelo tipo de trabalho que ele faz; amigo não se escolhe pelo peso, ou pela cor, nem pelo QI, na verdade o verdadeiro amigo... nos escolhe.
Aprendi que na blogosfera você faz amigos verdadeiros e também falsos amigos. Os verdadeiros, que vão defender sua opinião mesmo sendo contra ela, e os falsos que vão se esconder na falsa defesa do anônimo como se ele fosse a peça fundamental no blog.
Aprendi que verdadeiros blogueiros defendem seu ponto de vista sem humilhar as outras pessoas, sem postar ofenças de racismo, mesmo não contendo nomes, mas que o moderador sabe bem para quem é a ofença, e mesmo assim a publica, se escondendo a traz dos direitos do anônimo como já citei.
Aprendi dar valor ainda mais nas pessoas que me aceitam como sou, e ignorar aquelas que querem que eu seja como elas desejam que eu seja.
Aprendi que existe uma nova forma de racismo expressada em comentários de post sobre sua condição de cor, raça, credo e física. E, tudo isso graças a certas pessoas que tem o teclado nas mãos e talvez, procura descontar suas frustrações na condição limitada de cada um.
E é por tudo isso que aprendi que existem BLOGs e blogs, BLOGUEIROS e blogueiros, mas, a cada qual um e outro pertence só as atitudes de cada um vai responder.